close
alugar-carro

O transporte terrestre é muito útil durante as viagens, ainda mais se o seu roteiro passa por mais de uma localidade separadas por alguns quilômetros de distância. Alugar um carro pode gerar economia e liberdade de percurso, tendo em vista que os ônibus têm local certo de embarque e desembarque. Mas o que é preciso para locar um veículo fora do país? Neste post iremos dar algumas dicas dos procedimentos necessários para essa tarefa.

Como faço para alugar?

O procedimento de aluguel não é difícil, mas o locatário deve possuir algumas características obrigatórias para usufruir do serviço.  O interessado deve ter carteira de motorista emitida há mais de 2 anos e um cartão de débito ou crédito internacional no próprio nome. Esses documentos serão apresentados no momento da retirada do carro junto com o voucher que comprova o pagamento do aluguel, passaporte ou outro documento requerido.

Os tipos de documentos exigidos podem variar de acordo com a empresa prestadora de serviço. Confira os termos e condições do aluguel para não passar por imprevistos durante a retirada do carro. A maioria dos fornecedores exigem idade entre 21 e 70 anos. Uma taxa extra na locação poderá ser cobrada se você tiver menos de 21 ou mais de 70 anos.

O cartão de débito ou crédito é necessário independentemente da forma de pagamento. Isso acontece porque as locadoras irão pedir um valor de caução de acordo com o tempo de aluguel do veículo. Essa quantia fica bloqueada no seu limite e será liberada assim que o carro retornar à empresa. O preço vai variar de acordo com a prestadora do serviço e o tempo que o automóvel será utilizado.

Posso usar a CNH brasileira?

Não é preciso tirar uma nova carteira de motorista para dirigir no país de destino da sua viagem. Imagine-se eu um tour pela Europa, se em cada local fosse obrigatório um documento próprio você retornaria ao Brasil com várias carteiras diferentes. A CNH brasileira pode ser usada em outros países, porém em algumas localidades também é obrigatório a Permissão de Habilitação Internacional.

Verifique com atenção se a Permissão será necessária para alugar o veículo e em caso de dúvidas entre em contato com a empresa responsável pelo aluguel. Se você tem pendências ou penalidades em sua Carteira de Habilitação é importante comunicar os responsáveis pela locação para certificar que isso não acarretará problemas durante a retirada do veículo.

Como escolher um carro?

O modelo do carro vai variar de acordo com as suas necessidades. Se você está viajando com mais pessoas e carregando várias bagagens, o ideal é um automóvel mais espaçoso. O tempo de locomoção também é um diferencial. Caso você não vá dirigir muito, a política de combustível cheio para cheio pode lhe economizar bastante dinheiro. Agora se o veículo for percorrer grandes distâncias, escolha um modelo econômico para não ter muitos gastos com combustível.

Alugar um carro dentro do aeroporto é a forma mais prática de usar o serviço, mas não a mais barata. Usar o serviço fora do terminal pode gerar economias significativas. Pesquise bastante antes de fechar com uma empresa.

É preciso fazer seguro para o carro?

A maioria das empresas já incluem no aluguel coberturas contra roubo, danos de colisão, tarifas locais, tarifas de aeroporto e outras tarifas rodoviárias. Não é necessário fazer um seguro para o automóvel. O pagamento de taxas extras pode aparecer em veículos com opções por acessórios adicionais como GPS, cadeira para criança, acessórios para a neve e outros. Caso tenha necessidade de algum desses itens, leve o seu próprio e evite gastos indesejados.

Alugar um carro durante uma viagem pode ser uma “mão na roda”. Fique atento a todas as regras e pesquise pelo menor preço. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

 

webmaster

The author webmaster

Deixe uma resposta