close
companhias-de-viagem

Viajar pelo Europa é fascinante. O continente nos permite conhecer vários países em pouco tempo. Existem diversas formas de viajar pelo seu território, mas uma das mais baratas e rápidas é através dos voos oferecidos pelas empresas low cost. Neste post você irá conhecer um pouco mais sobre as empresas de baixo custo e como elas funcionam.

O que são companhias Low Cost?

As empresas aéreas low cost surgiram na década de 90 e mudaram completamente o cenário das viagens europeias, pois reduziram drasticamente as tarifas aéreas e possibilitaram uma grande concorrência na aviação. Hoje existem inúmeras companhias aéreas que oferecem passagens de baixo custo, porém, as duas empresas europeias mais conhecidas no são a Ryanair e Easyjet.

Em contrapartida às baixas tarifas das empresas low cost, estão a falta de conforto e os serviços precários à bordo e em solo. As empresas cobram à parte por todo e qualquer tipo de serviço, como comidas e bebidas à bordo, despacho de bagagens, check-in no balcão da companhia, impressão do cartão de embarque e outros.

Os voos low cost não possuem divisão por classe, todos os assentos são iguais visto que o importante é diminuir o custo dos voos e garantir o maior número de poltronas por aeronave.

Como comprar as passagens?

As empresas low cost vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado, mas cuidado porque é preciso saber de alguns detalhes antes de comprar esses bilhetes.

O sistema de compras de passagens é o mesmo das outras companhias aéreas, na maioria das vezes, virtual. É possível achar bons preços em qualquer época do ano, mas é preciso ficar de olho nos sites de pesquisa e promoções.

Os melhores sites de busca para passagens das empresas low cost são Skyscanner.net (só não tem a Ryanair), KayakWhichAirline e Europelowcost. A dica é usar estes sites apenas como buscadores, não compre em nenhum deles antes de consultar o site da própria companhia aérea.

Os primeiros tickets são colocados à venda com tarifas mais baixas e as tarifas aumentam à medida que poltronas vão sendo ocupadas, ou seja, o segredo é planejar com antecedência. Quanto antes pesquisar, maior a chance de encontrar preços incríveis.

Um ponto fundamental é ler atentamente todas as regras e observações das empresa e evitar os extras oferecidos durante à compra das passagens. Os itens adicionais podem deixar a sua passagem com alto custo. Lembre-se, a compra online não tem custo adicional, mas por telefone sim. E esqueça as agências de viagem!

Aeroporto

Alguns valores oferecidos parecem tentadores à primeira vista, mas deve-se ter consciência que os voos low cost pousam em aeroportos alternativos das cidades.  É muito importante pesquisar a distância e calcular os gastos que terá com o transporte terrestre.

Bagagem

A bagagem pode se tornar um grande problema caso você não respeite as regras das companhias aéreas. A maioria das low cost permitem viajar apenas com uma bagagem de mão, um único volume, com tamanho e peso limitado.

ATENÇÃO: Se você não tem como viajar apenas com uma bagagem de mão, registre que você tem bagagem a despachar no aeroporto no momento em que estiver comprando o bilhete aéreo, haverá um custo extra, porém, será bem mais vantajoso do que pagar diretamente no aeroporto. As companhias vendem franquias de bagagem – se você registrar um volume de até 20kg a ser despachado, respeite, ou você pagará uma multa absurda por cada quilo excedente.

Pense bem antes de comprar a sua passagem, as low cost são excelente opção para quem viaja com pouca bagagem.  Ter problemas com bagagem no aeroporto vai fazer você perder muito dinheiro, paciência e tempo. Poucos quilos a mais e a sua passagem poderá custar o dobro.

Check-in

O check-in deve ser feito sempre online e não se esqueça de imprimir o seu cartão de embarque.  Caso deixe tudo para fazer no aeroporto, será tarifado todo o serviço de check-in e a impressão do cartão de embarque.

Tome cuidado com os horários se tiver que despachar malas, o check-in é encerrado de 30 a 40 minutos antes do voo. Se programe para chegar com bastante antecedência ao aeroporto. Chegue 2h30 antes de voar.

 O voo

Diferente dos voos convencionais, os low cost as poltronas não são reclináveis e nem marcadas. Funciona por ordem de chegada. Mais um motivo para que você chegue com bastante antecedência ao aeroporto. As filas são grandes, por isso você precisará de tempo. Existem maneiras de reservar o seu assento, mas isso é mais um serviço cobrado à parte.

Entretenimento e serviço de bordo… esqueça! Leve seu próprio lanche ou compre durante o voo!

Não espere conforto, mas lembre-se, a viagem é rápida e você pagou muito pouco por ela.

As companhias low cost podem ser uma das soluções de economia durante uma viagem. Você já viajou em alguma delas? Deixe o seu comentário abaixo.

webmaster

The author webmaster

Deixe uma resposta