close
Havana

Planejar uma viagem a Cuba é um grande desafio, as informações são escassas e sempre desencontradas. Então, se você planeja conhecer esta ilha, seguem algumas dicas sobre o visto, dinheiro e a conexão com a internet…

VISTO ou TARJETA DEL TURISTA

Brasileiros que vão para Ilha precisam de visto, mas o visto nada mais é que um papel que se compra no guichê da Companhia Aérea no momento do check-in. Viajamos pela Copa Airlines e em Belo Horizonte conseguimos comprar o visto e ainda pagamos em Real. A tarjeta del turista custa 20 USD, caso companhia aérea não tenha o visto disponível no momento do seu check-in, não se preocupe, quando chegar no Panamá você conseguirá comprar, a única diferença é que pagará em dólar. Lembre-se de ter o dinheiro trocado.

Visto Cubano
Visto Cubano

DINHEIRO

Em Cuba existem duas moedas correntes: o Peso Cubano (CUP – a moeda utilizada pelos Cubanos) e o Peso Cubano Convertível (CUC – moeda dos turistas).

A taxa de câmbio é de 1 CUC = 25 CUP e 1 CUC = 1 USD. É aconselhável levar EURO, pois se a moeda de troca for o dólar americano é aplicado uma espécie de taxa, o que não acontece com outras moedas estrangeiras.

As CADECAS, como são chamadas as casas de câmbio, estão espalhadas por toda Havana (neste site você encontra o endereço das cadecas nas principais cidades de Cuba – procure por canje de monedas). Ah, é necessário estar com o seu passaporte na hora de trocar o dinheiro! Não trocamos todo nosso dinheiro de uma só vez, fomos trocando aos poucos na medida que precisávamos.

Não se preocupem em levar cartão de crédito… não é aceito em quase nenhum lugar.  Levamos e usamos somente dinheiro em espécie!!!

Notas de CUC e CUP
Notas de CUC e CUP

INTERNET

Preparem-se para uma incrível detox digital!!! Em Cuba ainda não existe a rede 3G, então o acesso à internet é pago e existem pontos de conexão via wi-fi espalhados pelas cidades (confira os locais através deste site).

A internet funciona como se fosse um celular pré-pago, você compra o cartão que custa 2 CUCs/hora (valor de agosto de 2016) e quando estiver andando pelas ruas de Havana ou Trinidad e perceber um monte de gente sentada no chão com o celular… pronto! Você encontrou um ponto de acesso à internet! Raspe o seu cartão (login e senha) e conecte-se!

Os cartões NAUTA são vendidos na loja da Etecsa (Empresa de Telecomunicações de Cuba S.A.), compramos o nosso cartão na Calle Obispo em Habana Vieja, mas existem outras lojas espalhadas pela cidade, porém, todas têm fila, mas vale a pena esperar! A internet nos hotéis é bem mais cara. Compramos apenas um único cartão de 5 horas de internet por 10 CUCs e durou toda a viagem.

Ah, a vantagem é que você não precisa utilizar todo o crédito de uma só vez, você pode conectar e desconectar quantas vezes quiser e além de tudo pode compartilhar com quantos celulares quiser, mas cada um por vez! Em Cayo Santa Maria também foi possível conectar à internet com mesmo cartão no lobby do hotel.

Cartão Nauta para internet

 

Ponto de WiFi em Havana
Ponto de WiFi em Havana
Tatiana

The author Tatiana

Deixe uma resposta