close
Um dos cenários da Panorama Route

Panorama Route –

Um cenário de tirar o fôlego!!!

Quem foi que disse que próximo ao Kruger National Park só é possível fazer safári? Errou! Entre as cidades de Graskop e Hoedspruit está a Panorama Route. Uma estrada cinematográfica com paisagens de cair o queixo! Confira nossas dicas sobre a Panorama Route…

Como chegar

Saímos de Hoedspruit e fomos direto até Graskop, foram 140km através das estradas R527, R531, R36 e por fim a R532 (veja mapa abaixo). Logo em seguida iniciamos o caminho inverso, mas dessa vez parando em cada pedacinho da estrada para explorar as maravilhas do maior cânion verde do mundo – o Blyde River Canyon.

Lisbon Falls e Berlin Falls

As primeiras paradas da Panorama Route foram nas deslumbrante cataratas – Lisbon Falls e Berlin Falls (é cobrada uma pequena taxa de 10 ZAR (R$2,50) por carro para visitar cada uma delas).

As cataratas podem ser vistas de cima ou é possível caminhar até a parte de baixo, existe uma boa área de estacionamento em cada uma delas, além de banheiros e barracas de artesanato local. A estrada é sinalizada, facilitando encontrar essas belezuras.

Lisbon Falls
Lisbon Falls vista de cima

 

Berlin Falls
Berlin Falls vista de cima

Bourke’s Luck Potholes

Na sequência da rota panorâmica está o Bourke’s Luck Potholes uma formação geológica incomum e que vale a pena a visita. Estes buracos gigantes são formados pelo encontro dos rios Blyde e Treur e marca o início (ou fim) do Blyde River Canyon.

É espetacular poder admirar o que a atividade do rio esculpiu durante séculos, uma série dramática de formações rochosas naturais e piscinas. Têm que conferir!!!

Bourke's Luck Potholes
Bourke’s Luck Potholes

Three Rondavels

Por fim, encerrando (ou começando) o Blayde River Canyon, está o Three Rondavels, as formações geológicas são um dos muitos destaques naturais ao longo da Panorama Route (é cobrada uma pequena taxa para entrada).

A formação dos Três Rondavels recebeu este nome pois se parecem com as cabanas tradicionais africanas em forma de colmeia. A cabana rondavel é construída e usada ao longo dos séculos pelos povos indígenas como suas casas. Se você foi ou planeja ir para o Kruger National Park, você vai conhecer alguns acampamentos com as tradicionais cabanas.

Three Rondavels
Three Rondavels

Dicas

Uma dica de restaurante na rota é o Potluck Boskombuis, serve comida africana e está localizado às margens da estrada e na beira do rio, tem uma vista espetacular e ambiente rústico, muito agradável. O restaurante está entre a Berlin Falls e Bourke’s Luck Potholes .

O ideal é visitar a Panorama Route de carro, mas caso você não seja aventureiro para dirigir do lado direito, há algumas agências de turismo que vendem o passeio de um dia pela rota. Um dia é mais que suficiente, um passeio de bate e volta. Saímos no hotel no início da manhã e às 17hrs já estávamos de volta!

Se você estiver de carro, fica um alerta – CUIDADOS COM OS BURACOS NA ESTRADA! São muitos potholes (buracos) por lá! Fui vítima de um potholes e acabamos com um pneu furado e uma bela chateação com a empresa locadora! Afff!!! (leia mais sobre a locação de veículos).

Ah, um outro alerta são os macacos – sempre feche o carro e cuidado com as bolsas e câmeras!!! Eles adoram!!! Rsrs!

Quem estiver viajando com idosos ou crianças, não se preocupem, o acesso às atrações é fácil e não é preciso longas caminhadas. Todos os pontos de interesse possuem área de estacionamento e são devidamente preparadas para receber o turista.

A Panorama Route possui outras várias atrações como a Mac Mac Falls, God’s Window (confira as estrelinhas do mapa abaixo), escolha as que mais te agradam e uma boa viagem!!! Aproveite o passeio e tire muitas fotos!!!

Se você tem alguma dúvida sobre a rota panorâmica, deixe sua pergunta nos comentários! Vou adorar ajudá-los!!!

Mapa da Panorama Route
Mapa da Panorama Route
Tatiana

The author Tatiana

8 Comments

  1. Primeiramente parabens pelo site!
    Vou de carro de Joburg para hazyview. E no dia seguinte já me hospedo no Kruger. Pretendo sair bem cedo, tipo umas 7h. E possível dar uma passada pelos THREE RONDAVELS, Potholes, Gods windown e wonder view no caminho, ou ficaria mtooo corrido?

    1. Oi Paulo, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado do site!!! É possível sim fazer uma parte da Panorama Route, mas será bastante cansativo! Só não recomendo que você trafegue por lá durante a noite, a estrada é cheia de buracos! Sugiro que você vá de JNB direto para Graskop e de lá já inicie o seu passeio… veja o que tiver tempo para ver, a rota é linda e vale muito a pena! Aproveite bastante e tenha uma boa viagem!!!

  2. Olá! De todos os sites que li, usei o seu para montar meu passeio à rota!
    Gostaria de saber se saindo às 8h de Graskop consigo visitar todos os trechos destacados no seu mapa e dar entrada no Skukuza Rest Camp (no Kruger), às 17h. Vi que o portão de acesso é próximo à Hoedspruit, cidade final da rota.
    Agradeço qualquer ajuda.

    1. Olá Taísa, que prazer poder ajudá-la com a sua viagem pela Panorama Route! É possível começar a rota através de Graskop e finalizar até às 17hrs na portaria do Kruger! Você não conseguirá visitar todas as atrações, mas sugiro que escolha os principais view points – God’s Windows, Wonder View, Lisbon e Berlin Falls, Bourke’s Luck Potholes e, por fim, Three Rondavels. Depois siga direto para Hoedspruit, pegue a rodovia R40 em direção à Nelspruit até a portaria do parque! Ah, existem várias portarias, então informe-se com seu hotel qual o melhor trajeto até lá! De acordo com o Google Maps, do Three Rondavels até o Skukuza Rest Camp, são 232km/3h38min, será um pouco corrido, mas a rota é linda e vale a pena! Qualquer outra dúvida estou à disposição! Uma boa viagem e aproveite bastante a África do Sul, é um país sensacional!!! ?

  3. Olá,
    Obrigada pelas informações!
    Gostaria de saber se é melhor começar pela panorama route e depois ir para o Kruger ou ir para a rota depois dos safaris. Termino em Joannesburgo e vou fazer a Garden Route indo de Cape Town.
    Obrigadaa!

    1. Oi Júlia, tudo bem? Bom, tudo vai depender de onde será o seu safári, o Kruger é gigantesco e possui várias entradas. No meu caso fiz o safári antes da Panorama Route. O meu safári foi na reserva chamada Klaserie, que está próxima à cidade de Hoedspruit. A Panorama Route está entre as cidades de Hoedspruit e Graskop, em um percurso de aproximadamente 140km. Se você vai para Joanesburgo depois, sugiro que você deixe para o final o que for mais próximo do caminho de volta! Qualquer outra dúvida é só falar, ok?

  4. Boa noite!!!
    Parabéns pelo Blog!! Muito rico de informações preciosas!!
    Vou ficar hospedada da região do Skukuza , no Kruger, e depois vou para Cape Town. No entanto, quero optar por fazer o percurso de volta de modo a aproveitar e conhecer a região do Blade River. Assim, gostaria de saber se há hotéis na região, se você indica algum, ou tem alguma ideia acerca dessa questão, porque acredito que não dará tempo de sair do Kruger pela manhã, conhecer a região do Blade River e chegar à Cape Town no mesmo dia.

    Muito obrigada!

    1. Oi Juliana!!! Muito obrigada!!! Ahhh, que delícia que vc vai para a África do Sul… Cape Town é a minha paixão!!! Bom, vamos ver se consigo te ajudar… mas antes me tira uma dúvida, como vc pretende ir do Skukuza até Cape Town? O Kruger está a mais de 1.800km de Cape Town e para conhecer a região do Blyde River o ideal é que esteja de carro. Então, supondo que vc estará de carro, a minha sugestão é que vá do Skukuza direto conhecer a Panorama Route e no fim do dia durma na região. A cidade de Graskop é o ponto de partida para a rota e oferece muitas opções de hospedagem! Eu me hospedei na cidade de Hoedspruit, em um hotel delicioso, mas acho que se vc está saindo do Skukuza, fica mais perto e mais fácil começar e terminar o passeio em Graskop. Caso tenha interesse em conhecer o hotel que me hospedei, este é o site http://www.unembeza.com. Qualquer outra dúvida estou à disposição!!! Boa viagem e depois volte aqui para me contar como foi a sua experiência na África do Sul!!!

Deixe uma resposta