close
Post_Visto_

O visto não é obrigatório apenas para os Estados Unidos. Para os turistas brasileiros, existem outros países que só permitem o acesso com o documento atualizado. Cada localidade apresenta caraterísticas próprias e o viajante deve ficar atento ao prazo de validade determinado por cada país.Nessas horas o planejamento é fundamental, evitando imprevistos e qualquer outra situação desagradável.

Neste post iremos falar quais os países que exigem o visto para brasileiros e esclarecer algumas dúvidas sobre os tipos de documentos necessários para retirar o visto.

Em quais países o visto não é necessário?

Os brasileiros não precisam de visto de turismo para os países pertencentes ao Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia), México, Rússia, Israel, entre outros.

Em quais países o visto é necessário?

O visto americano é o mais conhecido pelos viajantes, mas ele é apenas um dos que são obrigatórios. Confira alguns dos países que exigem o visto de turista para brasileiros: Afeganistão, Argélia, Armênia, Angola, Austrália, Bangladesh, Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Canadá, Catar, China, Congo, Cuba, Egito, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Etiópia, Gabão, Gana, Índia, Honduras, Irã, Iraque, Indonésia, Japão, Jordânia, Líbano, Laos, Mali, Moçambique, Nepal, Nigéria, Quênia, República da Guiné, São Tomé e Príncipe, Vietnã e Tanzânia.

Alguns destinos também exigem outros documentos complementares para o turista, como cartão de vacinação atualizado (em alguns casos com vacinas específicas), seguro saúde e pagamentos de taxas. Em alguns países o visto é retirado no próprio aeroporto.

Tipos de visto

Existem três tipos de visto: turismo, estudo ou trabalho. Antes de embarcar para uma viagem, é importante se informar qual é necessário para os seus objetivos. Se você está indo para trabalhar ou estudar no país e chega com um visto de turismo, poderá ser preso e até mesmo deportado. Isso vale também para os países que não exigem visto para o viajante. As viagens com o intuito de trabalho ou estudo necessitam dos documentos correspondentes.

Antes de viajar procure os endereços e telefones das embaixadas e consulados brasileiros no país de destino. Com a internet é muito fácil achar, inclusive é bom imprimir um mapa mostrando a localização. Caso aconteça qualquer imprevisto com a sua documentação, não pense duas vezes, entre em contato com eles o mais rápido possível.

Documentos necessários

Basicamente, os documentos necessários para retirar um visto são iguais. É primordial ter um passaporte atualizado. Verifique se o seu está próximo do vencimento, pois caso ele esteja, você pode ser impedido de entrar no país. Alguns países exigem o cartão de vacinação atualizado, por isso ao escolher o destino verifique se vai precisar dele e qual vacina é necessário tomar.

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) também é exigido em alguns países. Você pode pedir pelo site da Anvisa ou através do centro de orientação mais próximo.  Nesses casos é necessário realizar um pré-cadastro no SISPAFRA, em seguida comparecer ao estabelecimento que emitirá a CIVP.

Agora você já sabe quais os destinos que o visto é obrigatório. Que tal planejar sua próxima viagem? Deixe o seu comentário abaixo.

Tags : brasileirosdestinospaísestipos de vistovisto
webmaster

The author webmaster

Deixe uma resposta