close
BrasilDestinosGuias de Viagem

Roteiro de 07 dias pela Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Gramado e Canela

Gramado

As cidades de Bento Gonçalves, Gramado e Canela fazem parte da região da serra gaúcha. A serra gaúcha é um alto ponto turístico, atraindo milhares de pessoas todos os anos. A maior parte dos turistas chegam no inverno, à procura do friozinho. Além do clima, a região possui belas paisagens formadas por cânions e cascatas.  A gastronomia da região é rica e foi influenciada pela cultura europeia herdada de imigrantes alemães e italianos, que recriaram um pedaço da Europa em terras gaúchas.

Como chegar

O aeroporto mais próximo da Serra Gaúcha é em Porto Alegre, o Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA). São +ou- 120km subindo a Serra. A melhor maneira de chegar até as cidades da Serra Gaúcha é alugando um carro no aeroporto.

Nosso roteiro teve início na cidade de Bento Gonçalves, como já tínhamos um carro reservado através da Rentalcars, foi fácil, pegamos o carro na loja da Localiza e subimos a serra. Foram quase 02 horas de estrada até o nosso hotel.

As estradas da região deixam um pouco a desejar, não tenha pressa, na maior parte do trajeto a pista não é duplicada, com velocidade máxima de 80km/hr, além de estarem sujeitas a nevoeiro.

Também é possível chegar até as cidades de ônibus ou até mesmo contratar um transfer, mas para que você tenha liberdade de viajar entre as cidades, o carro será sua melhor escolha!

Onde ficar

Na hora de escolher um hotel prezo sempre pelo custo benefício, afinal, a viagem é com intuito de explorar a Serra Gaúcha e não curtir hotel. Em Bento Gonçalves a escolha foi o Hotel Mont Blanc, já em Gramado me encantei pelo Encantos Charme. Foram duas ótimas escolhas que nos atenderam perfeitamente bem durante os 07 dias de viagem.

O que fazer

– Bento Gonçalves

Vale dos Vinhedos:

O portal de entrada da cidade em forma de um barril de vinho não deixa dúvidas de que Bento Gonçalves é a principal região de vinicultura do país. A cidade tem quatro grandes vinícolas: Miolo, Casa Valduga, Aurora e Salton. Reserve um dia inteiro para um tour pelas vinícolas do Vale.

Caminhos de Pedra:

Os imigrantes italianos, no fim do século 19, tomaram conta da estrada para Caxias do Sul com inúmeras construções de pedra e madeira. Há cerca de 20 anos, as casas foram restauradas, resultando no roteiro Caminhos de Pedra, passeio imperdível para quem gosta de história, compras e gastronomia. O trecho da estrada é de apenas 7km, mas é possível ver pelo menos 61 construções, sendo 13 delas são casas comerciais com visita interna. Vale muito a pena!!!

– Em Gramado

Igreja Matriz de São Pedro:

Igreja Matriz de São Pedro
Igreja Matriz de São Pedro

Lago Negro:

Para andar de pedalinho. Que romântico! O lugar é lindo e super conservado.

Lago Negro
Lago Negro

Parque Snowland:

Você tem o sonho de conhecer a neve? Pronto, o Parque Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. Funciona de segunda a domingo das 10:00 às 17:00 horas. Já a Montanha de Neve e a pista de patinação fecham às 16:30 horas. Programe-se, pois o parque fecha todas as quartas-feiras (exceto nos meses de julho, dezembro e na primeira quinzena de janeiro de 2018).

Lembre-se que dentro do parque a temperatura é negativa variando entre -5ºC a -3ºC. Prepare-se para o frio…

Uma dica é levar meias extras, pois a diversão na neve pode umedecer os pés. Outra coisa, o estacionamento e escola de neve são pagos à parte, não estão inclusos no passaporte.

O parque é muito interessante para crianças, quase todas as atividades são destinadas aos pequenos que vão se divertir!!!

– Em Canela

Parque Vale da Ferradura:

A natureza caprichou no Parque da Ferradura – uma natureza exuberante, que enche nossos olhos com suas belezas naturais. Aprecie a visita à partir dos mirantes existentes por lá (Mirante do Vale do Arroio Caçador, Mirante da Cascata do Arroio Caçador e Mirante Vale da Ferradura – esse é o principal mirante do Parque).

Se você é do tipo que curte esportes junto à natureza, aproveite para praticar caminhada, escalada, montanhismo e bike. A prática desses esportes deve ser previamente autorizada pela administração do parque.

Parque do Caracol: 

O parque fica a 7km do Centro da cidade e oferece muitas atrações, passeios, trilhas, cachoeiras e um passeio de trem.

A principal atração do parque é a Cascata do Caracol, o cartão postal da cidade. A cachoeira possui uma queda livre de 131 metros e seguindo as trilhas demarcadas no parque é possível visitar o topo e o pé da colina.  Para chegar até o pé da colina era necessário encarar algumas centenas de degraus, mas as escadas estão interditadas no momento.

Há ainda uma torre de 30m localizada dentro do parque de onde você pode admirar uma vista panorâmica de 360 graus da Cascata do Caracol. Para chegar à plataforma use o elevador. A paisagem é deslumbrante.

Ainda no Parque do Caracol você pode desfrutar de um passeio de trem  – Estação Sonho Vivo – conduzido pelo maquinista carinhosamente conhecido como Zé do Apito. O passeio narra um pouco da história da imigração, as primeiras viagens de trem pela região e da importância da preservação da natureza. O trem leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes.

Bondinho aéreos – Parques da Serra – :

Localizado a 500 metros após o Parque do Caracol na estrada que leva ao Parque da Ferradura. A maior atração do parque são os Bondinhos Aéreos.

O passeio de 840 metros tem três estações durante o percurso. O início e fim do trajeto acontecem na “Estação Central”. Depois a parada é na “Estação Animal”, onde você pode desfrutar de belas paisagens, mirantes, trilhas ecológicas e o Espaço Esculturas Que Falam.

Descendo novamente de bondinho chega-se a “Estação Cascata”, um cenário espetacular que tem como pano de fundo a Cascata do Caracol. Um passeio imperdível!

Vista do bondinho aéreo
Vista do bondinho aéreo
Cascata do Caracol
Cascata do Caracol

Catedral de Pedra:

A “Catedral de Pedra de Canela” está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. A Igreja tem 65 metros de altura e um carrilhão de doze sinos de bronze. Linda né!?

Catedral de Pedra
Catedral de Pedra

–  Na região…

Se ainda tiver tempo, vá até o Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, localizado em Três Coroas, no caminho para Gramado. O templo impressiona pela sua suas cores e beleza. Está aberto para visitação de quarta a domingo. Visitantes podem fotografar somente a parte externa do templo.

Uma outra dica é o Labirinto Verde em Nova Petrópolis (outra cidade da serra), dê uma passadinha por lá!

Onde comer

  • Jantar no restaurante do maravilhoso Hotel Rita Hoppner – foi eleito o melhor hotel da América do Sul e o décimo melhor do mundo pela Travelers Choice Hotéis;
  • Castelinho do Caracol , em Canelao melhor Apfelstruddel (torta de maçã) da região. Peçam servido com nata, fica ainda mais gostoso;
  • Magnólia Cine Gastrô Bar, também em Canela, mistura bar, restaurante e cinema, tudo em um ambiente vintage , mas o menu é contemporâneo;
  • Se você quiser algo mais descontraído para tomar um vinho ou um  cerveja e comer belos petiscos, vá ao Boreal Rasen Gastropub, o ambiente é sensacional e tem sempre uma bela música ao vivo;
  • O lugar mais agitado fica por conta do Divino, difícil é conseguir uma mesa por lá. O bar tem sempre uma ótima programação de música ao vivo ou DJ;
  • Entre os restaurantes da Rua Coberta, qualquer um será uma ótima pedida, não tem erro;
Tatiana

The author Tatiana

Deixe uma resposta