close
África do SulDestinos

Safári na África do Sul: reserva privada ou parque nacional

IMG_1557

O safári na África do Sul pode ser feito nas reservas privadas ou no Kruger National Park. A minha missão neste post será diferenciar o safári privado do público. Apesar de ter experimentado somente o safári privado, vou esclarecer algumas dúvidas…

RESERVAS PRIVADAS (PRIVATE CAMP)

O que são?

As reservas privadas ocupam cerca de 1.500 km² e fazem fronteira com Kruger National Park (confira no mapa) Toda esta área é dividida entre várias reservas naturais privadas, e cada uma das reservas é ocupada por diversos safari lodge. Lodge nada mais é que um hotel em área selvagem.

Algumas reservas privadas não fazem nenhum tipo de separação entre o parque nacional, como é o caso da reserva que escolhi – Klaserie Private Nature Reserve. Como não existem cercas os animais são livres para ir e vir. Já outras reservas optam por cercar toda a sua área, impossibilitando a entrada de animais do parque nacional. Vale lembrar que o acesso às reservas privadas é restrito aos que estão hospedados nos lodges da reserva.

Mas e então, qual a diferença?

 A grande diferença é que nas reservas privadas os carros 4×4 podem sair das estradas e trilhas em busca dos animais. Os carros são menores e com capacidade para até 09 pessoas.  Nas reservas privadas, um tracker local (rastreador) acompanha o ranger (guia) durante o game drive, detectando as pegadas dos animais no chão, essa caça torna todo o game muito mais emocionante e interessante. Imagina que o tracker acabou de ver uma pegada de leopardo na estrada de terra, ele desce do carro e vai a pé seguindo as pegadas do bicho. Dá para acreditar? Sim, pode acreditar, é assim mesmo que os rastreadores fazem… pura emoção!!!

4×4 legenda

 

Um fim de tarde no game - o nosso ranger Dylan e o tracker Sidney!
Um fim de tarde no game – o nosso ranger Dylan e o tracker Sidney!

Outra grande diferença são os hotéis das reservas privadas, são de luxo, com o sistema all-inclusive (incluem todas as refeições e 02 game drives por dia – alguns incluem bebidas e muito mais), cozinha de alta gastronomia e serviços impecáveis. Mas para todo esse luxo há um custo e obviamente um alto custo, as diárias valem em média 500 dólares por pessoa.

Mas como fazer um safári privado sem gastar tanto? A resposta é o lodge Xanatseni Private Camp, possui um excelente custo benefício para quem quer curtir uma reserva privada sem desembolsar uma verdadeira fortuna. A diária do Xanatseni custa em torno de 400 dólares o casal!!! Super recomendo o hotel!!! Escrevi um post detalhado sobre o hotel – confira aqui.

Agora vamos ao Kruger National Park…

O famoso e gigantesco parque nacional com 20.000 km² (é do tamanho do estado do Sergipe) (veja o mapa)!

A extensão do parque é uma grande vantagem para quem escolher o game drive ou o self drive (alugue um carro e faça seu próprio safári), é possível percorrer grandes distâncias aumentando a chance de encontrar os animais. Porém, o problema é que não pode sair das vias principais (asfaltadas e de terra). Ou seja, os animais precisam estar na beira da estrada para que você consiga vê-los!

Se você quer muito mais informações sobre o self drive no Kruger, veja as dicas do blog Habito Mundo.

Os carros que fazem o game drive no Kruger são maiores e mais fechados, acomodam até 20 pessoas, possuem proteção lateral e são cobertos. Um ponto negativo do parque nacional é que vive lotado, pois trata-se de um passeio bem mais acessível. O parque também oferece estadia para todos os gostos e bolsos, desde acampamentos até os lodges de luxo.

Escolha o safári que mais se adapta à você e divirta-se! Independente da forma escolhida, é sempre uma grande emoção quando encontramos os animais da savana em seu habitat natural!!!

Tatiana

The author Tatiana

9 Comments

  1. Olá, gostei muito das informações a respeito do Safari perto do kruger, como vc realizou a reserva no Klaserie Private Nature Reserve ? Foi por agencia de viagem ou diretamente no site, pois estou tendo muita dificuldade para fazer a reserva pelo site pq não sei se estou reservando somente o hotel ou o Safari junto, estou indo em novembro
    Desde já agradeço

  2. Tatiana obrigada pela resposta, só mais uma duvida, no direi do hotéis.com já tá incluso o game drive ou somente hospedagem, não consegui achar essa informação… todos os lodges que encontro estão super caros, queria uma mais em conta já com os gane drivee,
    Obrigada

    1. Oi Lorena, sim! O valor do hoteis.com já está incluso os games e as refeições (só não inclui bebidas)! Por causa do excelente preço o hotel é bastante concorrido, caso não tenha disponibilidade no site, entre em contato através do e-mail que te passei! 🙂

  3. Tatiana, boa noite e desculpa as inúmeras perguntas mas é porque estou com mta duvida em escolher uma reserva privada em conta. Realmente a reserva que vc hospedou na reserva klaserie não tem disponibilidade de vaga, encontrei outra dentro da reserva com um preço em conta. Me tira uma duvida já que vc se hospedou na reserva, vc saberia dizer se lá dentro os diferentes lodges oferecem diferentes tipos de safaris ou a diferença está somente no tipo de acomodação? Mais uma vez obrigada

    1. Oi Lorena, fique à vontade para perguntar o quanto quiser… bom, acredito que a diferença seja somente no tipo de acomodação, o safari será a mesma coisa, mas aconselho que você entre em contato com o lodge para certificar se todos os safaris estão inclusos na diária! ?

  4. Oi Tatiana, tudo bem?
    gostei muito de seu blog, parabéns!!
    gostaria de convidar viajar e conhecer Peru e Machu Picchu uma das 7 maravilhas do Mundo.
    por que viajar para o Peru?
    -tem uma das sete maravilhas do mundo
    -tem uma das trilhas mais belas do mundo
    – sua gastronomia é uma das melhores do mundo
    -tem o lago mais alto navegável do do mundo
    e a cidade dos Incas “Cusco” conheçam o pais vescino a umas quantas horas de viagem e caminhem por onde os incas caminharão.
    veja aqui alguns puntos turisticos de Peru https://www.machupicchupacotes.com.br/trilha-inca/trilhas-peru

Deixe uma resposta