close
Post_5_ Seguro de viagem

Quando estamos em nosso país, em momentos de imprevistos com a saúde, sabemos muito bem onde ir. Mas e quando estamos fazendo uma viagem internacional e precisamos de atendimento médico? Essa situação é complicada e precisamos saber onde recorrer para sermos tratados. O seguro existe justamente para nos amparar nessas situações.

As despesas com serviços médicos são muito elevadas. Nos EUA, por exemplo, segundo informações da Kaiser Family Foundation que compara preços médios nos hospitais dos estados americanos, uma internação custa em geral $2.212,00 por pessoa. Caro, não é? Agora imagine isso durante uma viagem, sem estar programado. Acabaria com todo o seu roteiro.

O seguro viagem é um serviço para amparar os viajantes nesses momentos. Ele funciona como um plano de saúde temporário, pois os que usamos no Brasil não são válidos em outros países. Ele garante uma indenização para diversas situações de saúde e acidentes. A vigência do seguro é pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato.

Coberturas

Um plano de seguro viagem cobre, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Mas existem outras garantias que também podem fazer parte da sua contratação, como assistência odontológica, despesas farmacêuticas, indenização no caso de extravio de bagagem, cancelamento da viagem, assistência jurídica, extensão de internação hospitalar, repatriação médica e funerária, dentre outros.

É muito importante analisar as suas necessidades e as opções do mercado. Os seguros de viagem são feitos pensando no local de destino e tipo de atividade a ser realizada, podendo ir do pacote básico ao mais completo de acordo com as suas necessidades. Esperamos não precisar usá-lo, mas se ocorrer algum imprevisto durante a viagem o custo do tratamento pode ser bem caro. Não vale a pena correr o risco!

Quanto custa

O seguro viagem é indispensável! É possível incluir um bom plano no orçamento da sua viagem internacional, com valores que cabem no seu bolso. Existem várias empresas que oferecem esse serviço, inclusive as operadoras de cartão de crédito. Os valores vão variar de acordo com a idade, coberturas contratadas, os dias em viagem e o destino escolhido.

Em uma viagem ao Canadá durante 7 dias, por exemplo, é possível contratar um seguro básico por menos de R$100. Um plano mais completo seria em torno de R$400, para o mesmo destino e período.

Obrigatoriedade

Em alguns países é obrigatório o seguro viagem. Na Europa, por exemplo, os países que fazem parte do Tratado de Schengen, exigem um seguro para despesas médicas no valor de 30 mil euros. Os destinos são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.

Em Cuba o seguro viagem também é exigido e pode ser adquirido dentro do próprio aeroporto. Os estudantes de intercâmbio também precisam contratar o serviço para entrar na Austrália. Nesse caso eles devem adquirir um produto exclusivo, chamado Overseas Students Health Cover (OSHC).

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Situações inesperadas durante viagens internacionais podem atrapalhar todo o roteiro programado. O seguro viagem é a garantia de assistência em momentos difíceis. Você já teve alguma experiência com seguro de viagem? Compartilhe conosco! Deixe o seu comentário abaixo.

Tags : internacionalsaudeseguroviagem
webmaster

The author webmaster

Deixe uma resposta