close
Post_3_Visto_Americano

Viajar para os Estados Unidos é um desejo de muitas pessoas. Visitar os parques da Disney, Las Vegas, Central Park ou a Estátua da Liberdade. Essas são apenas algumas das atrações oferecidas pelo país. Mas ir para os EUA não é tão simples quanto para outros destinos. Para entrar no país é obrigatório possuir o visto americano. Neste post iremos explicar quais são os procedimentos para adquirir o seu.

Primeiro passo

Em 2012, um novo sistema para a emissão dos vistos entrou em vigor. O primeiro passo que deve ser feito é o preenchimento do formulário DS-160. Ele está disponível no site do departamento americano e deve ser preenchido em inglês com informações atualizadas. É preciso ter bastante atenção, pois qualquer erro no preenchimento zera o processo e deve ser todo feito novamente.

Se você não entende muito bem o inglês, o site apresenta um mecanismo de tradução para o português. Salve cada etapa concluída e evite ter que recomeçar, caso a página expire. Após concluída essa etapa, uma taxa de solicitação (MRV) será gerada. O valor dela é de US$160,00 para a categoria de turismo (esse valor varia de acordo com o propósito da viagem) e pode ser paga diretamente pelo site com cartão de crédito, por telefone, nas agências do Citibank ou via boleto bancário.

Quem está indo como visitante não é exigida uma petição e com o novo sistema implantado não há mais cobranças extras para agendamento e envio do passaporte.

Agendamento e documentação

A confirmação do pagamento demora cerca de 2 dias úteis para ser efetivada. Após esse período passamos para a próxima etapa, o agendamento da entrevista. Ela pode ser marcada pelo site do departamento americanoCall Center ou Skype. É imprescindível que o seu passaporte esteja válido durante todo o período da viagem. Ele será requisitado no momento da entrevista.

Durante o agendamento tenha em mãos o boleto do DS-160, o recibo da MRV e o número do seu passaporte. Você vai precisar deles para marcar a sua entrevista. O tempo de espera pela data pode variar de acordo com o local escolhido. Feito isso também é preciso agendar a data para coleta de dados, que são as impressões digitais e foto, nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV). Esse procedimento é feito antes da entrevista.

Atenção!!! Não é permitido foto com óculos de grau para o visto. Se você usa óculos não se esqueça e tire a foto sem o acessório. Pessoas acima dos 79 anos ou com até 14 anos não precisam passar pela coleta de impressões digitais, basta levar uma foto 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

Entrevista

A entrevista é feita na embaixada ou em um dos consulados americanos. Eles estão localizados em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. O mais importante é preencher o formulário corretamente com o máximo de informações possíveis, evitando a desconfiança dos agentes. Mantenha a calma, responda a todas as perguntas objetivamente, não minta e não omita informações. Compareça à entrevista levando o passaporte válido, a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160 e qualquer outro documento que julgue necessário para comprovar vínculos financeiros e afetivos com o Brasil. Os solicitantes menores de 14 anos ou maiores de 79 anos, podem se qualificar para isenção de entrevista.

Pegando o visto

Planejar a solicitação do visto com antecedência pode facilitar o processo e seguindo todos os passos indicados provavelmente pegará o seu visto sem nenhum problema. Você pode receber a documentação via serviço postal, no endereço residencial ou comercial, ou retirar a documentação em um CASV. Pronto! Agora já pode programar o seu roteiro de viagem para conhecer as mais belas atrações dos Estados Unidos.

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das melhores dicas para aproveitar a sua viagem. Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo.

 

 

 

 

 

Tags : cofffeehipstertips
webmaster

The author webmaster

Deixe uma resposta