close
ouropretomg

Pão de queijo com cafezinho, cachaça com torresmo ou um bom pedaço de Queijo Minas fresco. Receber um “tarde” ou ficar “proseando” com os vizinhos pela janela. Minas Gerais é conhecido por sua culinária e o jeitinho mineiro dos seus habitantes. Com clima acolhedor, o estado reserva diversos locais maravilhosos e que merecem uma visita. Nesse post falaremos sobre alguns destinos imperdíveis que não podem faltar no roteiro de um bom viajante.

Estrada Real

A Estrada Real não é um lugar, mas passa por vários e não podia ficar de fora desta lista. Ela é a maior rota turística do país. Nasce em Minas Gerais e passa pelo Rio de Janeiro e São Paulo. Surgiu no século 17, quando a Coroa Portuguesa oficializou os caminhos em que o ouro e os diamantes seriam levados até os portos. A Estrada Real é dividida em quatro caminhos, totalizando 1.630 quilômetros de extensão e passando por 179 povoações.

Instituto Inhotim – Brumadinho

Considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, o Instituto Inhotim possui um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país. Atualmente o espaço abriga 23 galerias, 23 obras a céu aberto, 7 jardins temáticos, além de uma infraestrutura completa. Os trabalhos são sempre atualizados e a cada ano uma nova galeria é construída, abrigando grandes artistas nacionais e internacionais.

Complexo Santuário do Caraça – Santa Bárbara / Catas Altas

O Complexo Santuário do Caraça é uma ótima opção para os viajantes conhecerem as belezas naturais de Minas. Ele é considerado uma das 7 maravilhas da Estrada Real e possui um empreendimento turístico completo para receber os visitantes. Em seu território existem diversos picos e cachoeiras, além da Gruta Centenário, a maior do mundo de quartzito. O parque faz parte da Congregação da Missão, pertencente a Igreja Católica, que mantem a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. No local é possível alimentar o Lobo-Guará, maior canídeo da América do Sul.

Parque Vale Verde – Betim

Localizado a poucos quilômetros de Belo Horizonte, O Vale Verde Alambique e Parque Ecológico é uma ótima opção de passeio para toda a família. O local possui atrações diferenciadas, que vão de esportes radicais (tirolesa, water ball, escalada, arvorismo, etc) a atividades mais calmas (passeio de charrete, pedalinho, passeio de pônei, entre outros). Várias espécies de animais vivem no local e é possível alimentar pássaros, pegar em cobras e até mesmo comer insetos. Como um bom lugar mineiro também existe um enorme alambique, com degustação de cachaças e lojas para comprar os produtos.

Parque Nacional da Serra do Cipó – Serra do Espinhaço

O Parque Nacional da Serra do Cipó possui história geológica completa, datada do período pré-cambriano, cerca de 540 milhões de anos atrás. Situado em uma área de preservação ambiental, o parque ocupa mais de 100 mil hectares com diversas cachoeiras, rios, cânions, cavernas e sítios arqueológicos. No local é possível praticar diversos esportes de aventura, fazer passeios e trilhas nas matas e nadar em suas águas.

Cidades Históricas

Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rei, Sabará, Congonhas e Serro. Essas são apenas algumas cidades históricas de Minas Gerais. Cada uma delas guarda tradições dos períodos do ouro do país. Conheça museus, igrejas, restaurantes e grandes eventos, como o Festival de Gastronômico e a Mostra de Cinema de Tiradentes, A festa do 12 de Ouro Preto e o Carnaval de Diamantina. Outra atração imperdível é o passeio de Maria Fumaça que pode ser percorrido em diversas cidades.

 

Minas Gerais está repleto de lugares lindos que não podem ficar de fora do roteiro dos amantes de viagem. Lembrou de algum lugar que não está nessa lista? Deixe o seu comentário abaixo.

webmaster

The author webmaster

Deixe uma resposta