close
passaporte

O passaporte é o documento de identificação do viajante em outros países. Ele recebe os carimbos de entrada e saída e registra o tempo que uma pessoa permanece em seu destino. Com exceção dos países pertencentes ao Mercosul, o seu porte é obrigatório para entrar em outros países. Existem tipos diferentes do documento e ocasiões especificadas para se usar. Nesse post nós mostraremos os tipos de passaporte e as suas utilidades.

Se você ainda não tem um passaporte e está planejando uma viagem não deixe para tira-lo de última hora. Para a sua confecção existem alguns passos a serem seguidos e prazos. Nós fizemos um post aqui no blog explicando direitinho os procedimentos para adquirir o documento. Clique aqui e tire todas as suas dúvidas.

Passaporte comum

Esse é o documento tradicional oferecido para qualquer brasileiro nato ou naturalizado que queira viajar. Ele é de cor azul e tem validade de 10 anos. Esse modelo possui alguns dispositivos de segurança para evitar falsificações, feitas atualmente por impressões de passaporte biométrico, com um chip inserido na parte inferior da capa. Essas medidas atendem aos padrões de segurança da ICAO (International Civil Aviation Organization). No microchip estão gravados os dados biométricos, uma foto digital e outras duas impressões digitais do portador que servirão para comparar os dados apresentados em casos de divergências.

Passaporte Diplomático

O Passaporte Diplomático é concedido a um grupo específico de pessoas. Entre eles está o presidente da república, o vice-presidente e todos os ex-presidentes. Também tem direito os ministros de estado, governadores, membros do Congresso Nacional, ministros do Supremo Tribunal Federal, funcionários de carreira diplomática, correios diplomáticos, adidos credenciados, militares a serviço de missões da ONU, chefes de missões diplomáticas, Juízes brasileiros em Tribunais Internacionais e outros. Ele é emitido na cor vermelha e sua validade vai ser estabelecida de acordo com a função de seu titular ou natureza da missão.

Passaporte Oficial

Servidores da administração direta ou das autarquias dos governos que viajam em missão oficial utilizam o passaporte oficial. Também usam as pessoas que saem para realizar missões relevantes ao país e auxiliares de adidos credenciados pelo Ministério de Relações Exteriores. Esse passaporte é na cor verde e também possui dez anos de validade máxima.

Passaporte de emergência

O Passaporte de emergência é emitido quando a pessoa não pode esperar o tempo comum para pegar o documento. Isso não é válido para qualquer situação, apenas em casos de catástrofes naturais, conflitos armados ou outras situações de emergência, individuais ou coletivas. Ele tem um prazo de duração menor, apenas um ano, e é emitido na cor azul-celeste.

Passaporte para estrangeiro

Esse tipo de passaporte pode ser concebido tanto no Brasil quanto no exterior. Em nosso país ele atenderá as pessoas apátridas ou de nacionalidade desconhecida, asiladas, refugiadas, pessoas de países sem representação no território nacional, estrangeiros sem documentos de identidade ou viagem e aos estrangeiros registrados no Brasil e que precisam deixar o território nacional e voltar.

No exterior ele será emitido às pessoas apátridas ou de nacionalidade desconhecida, ao cônjuge, viúvo ou viúva de brasileiros que perdeu a sua nacionalidade após o casamento e aos estrangeiros registrados no Brasil e que precisem voltar ao país, mas não dispõem de documentos de viagem válidos. Esse passaporte é feito na cor amarela e vale pelo tempo em que a pessoa estiver em viagem, mas não pode ultrapassar dois anos.

Laissez-passer

Esse documento parece um passaporte, mas não é. Ele é emitido para o estrangeiro que chega em território brasileiro sem nenhum documento reconhecido pelo governo ou que não seja válido no país. Moradores do Reino do Butão, Ilhas Comores, República Centro-Africana, Taiwan e Kosovo, por exemplo, necessitam desse documento para adentrar no Brasil. Ele tem capa na cor marrom e tem validade de uma viagem de ida e volta, nunca superior há dois anos.

Esses são os modelos de Passaporte existentes no Brasil. Você já tem o seu? Se a resposta for positiva, já pode programar a sua próxima viagem. Precisa de ajuda? Deixe o seu comentário abaixo.

webmaster

The author webmaster

2 Comments

Deixe uma resposta