close
hotelvshostel

Não existe nada melhor durante uma viagem do que um lugar confortável para descansar, ainda mais depois daqueles dias agitados em que ficamos andando o tempo todo. Então, é fundamental escolher o local certo para repousar. Existem vários tipos de locais com esta finalidade, mas na maioria das vezes ficamos na dúvida entrehotel e hostel. Nesse post nós vamos falar sobre as diferenças entre eles e para qual ocasião cada um se encaixa melhor.

Hotel

Existem hotéis para todos os gostos e bolsos. Eles são uma opção de abrigo temporário para os viajantes e oferecem vários serviços para facilitar a viagem. São classificados por uma escala representada por quantidade de estrelas, sendo que quanto maior, mais altos são os padrões de serviço e estrutura. O número máximo de estrelas até o momento é 7. Normalmente são oferecidos quartos individuais com banheiro, televisão, frigobar, cama, armário e outros objetos, variando de acordo com as estrelas. Comumente esses estabelecimentos também possuem restaurante, estacionamento, recepção, serviço de quarto e outros, que também variam de acordo com o número de estrelas, assim como valor das diárias.

Hostel

O hostel é uma opção mais barata e muito usada pelos mochileiros. Ele tem a mesma finalidade do hotel, que é ser um local para repouso temporário, porém, os quartos normalmente são compartilhados, tanto para homens quanto para mulheres. Os banheiros também são compartilhados e muitas vezes com controle de tempo de uso. Existem opções com quartos e banheiros privativos, mas são um pouco mais caros que os coletivos. Os serviços oferecidos também são diferentes. Não existem tantos funcionários igual ao hotel e é comum possuírem cozinhas e lavanderias compartilhadas.

Qual escolher?

Tudo irá depender do tipo de viagem que você está fazendo e o tanto de dinheiro que tem disponível para gastar. As diárias em um hostel podem ser até quatro vezes mais baratas que em um hotel simples, mas você não terá tanta privacidade. Para quem está em busca de praticidade, conforto, atendimento personalizado e serviços diferenciados, o hotel é a melhor opção. Para os viajantes que querem gastar pouco, não ligam em dividir quarto ou banheiro e querem interagir com pessoas diferentes, o hostel é uma escolha certa.

A interação do hostel é outro ponto interessante. Por ser destino de muitos mochileiros, pessoas de toda parte do planeta se hospedam neles e a comunicação em áreas coletivas é mais fácil e espontânea. O hotel é reservado e a pessoa fica resguardada em seu quarto sem contato com outros hóspedes.

O hotel proporciona mais segurança, uma vez que as suas bagagens ficam guardadas apenas em seu quarto, e muitas vezes, os estabelecimentos oferecem cofres particulares para armazenar coisas de maior valor. Em um hostel é essencial você levar um cadeado, pois os armários são coletivos e estão disponíveis para qualquer pessoa. Geralmente todos que estão hospedados ali tem o mesmo objetivo de viagem, mas é sempre bom prevenir.

Outros tipos de hospedagem

Existem vários outros tipos de hospedagem como as pousadas, resorts, chalés, albergues, pensões, moteis, camping, entre outros. Existem também as casas particulares que os donos oferecem para viajantes se hospedarem. Muitas dessas opções são tratadas por meio de sites ou aplicativos e também apresentam preços atrativos. O ideal é sempre pesquisar e colocar na balança as suas necessidades e a quantidade de dinheiro que gostaria de gastar com hospedagem durante a sua viagem.

Independentemente do tipo de hospedagem, o importante é aproveitar a viagem ao máximo. Muitas vezes só vamos no hotel ou hostel para dormir, então pense bem nisso. Você tem alguma história interessante sobre uma hospedagem? Deixe os eu comentário abaixo.

webmaster

The author webmaster

Deixe uma resposta